terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Como colorir uma foto

Se você tem uma foto em preto-e-branco e quer transformá-la em colorida, no Photoshop, isto é uma tarefa muito fácil. Basta apenas usar dois ou três comandos para o processo todo.

Acompanhe o passo a passo e dê cores à fotos antigas e de quebra ganhe um dinheirinho extra fazendo fotos pra vizinhança e amigos. Em primeiro lugar é necessário que a foto esteja em boa resolução, ou seja, de 200 a 300 dpi's (dots per inch = pontos por polegada), para facilitar o trabalho de manipulação e a qualidade do resultado final. Não é bom trabalhar com fotos em baixa resolução.

Outro detalhe, você deve usar a escala de cores RGB ou CMYK. Nunca tente colorir imagens com a escala de cor em Tons de Cinza, porque simplesmente não funciona. Então converta a foto em modo RGB antes de iniciar o trabalho. Se estiver em tons de cinza, clique em Imagem>Modo>RGB, daí você vai poder colorir sua foto.

Agora vamos começar nosso trabalho de arte.
É importante perceber que, para colorir a foto com bastante naturalidade, faremos seleções em cada parte da imagem, quer dizer, vamos selecionar os tons de pele, depois os cabelos e assim por diante. Uma foto preto-e-branco, como esta aí de cima, pode ser facilmente transformada em cores. Então, selecione uma parte da imagem com a ferramenta Laço Poligonal. Para uma seleção mais precisa pode-se usar a ferramenta Caneta e depois converter a linha em seleção.

Com a seleção pronta, vamos criar uma Nova Camada de Ajuste ou Preenchimento.

O ícone para criar este ajuste está na base da paleta Camadas.

Ao clicar este ícone, aparecerá uma caixa com várias opções de ajustes e, neste caso, vamos usar a opção Matiz/Saturação.
Esta é a caixa de configuração da Matiz/Saturação.

Antes de iniciar o processo, habilite a opção Colorir. Desta forma, automaticamente a cor aplicada na seleção será a cor ativa no seletor de cores. Se por acaso, você não gostar do tom da cor aplicada, faça os ajustes que achar necessário através do comando Matiz/Saturação e Luminosidade.

Matiz: A matiz (ou hue em inglês) é definida pelo comprimento de onda principal. A variação do comprimento de onda reproduz as cores que vemos no arco-íris.
Saturação: A saturação é definida pela predominância do componente da matiz. Quanto mais concentrado o gráfico do espectro da fonte, maior a saturação. Inversamente, quando a luz se aproxima da luz branca, ela tem baixa saturação. As cores pastéis, são exemplos de cores pouco saturadas.
Luminosidade: O brilho representa a intensidade da fonte geradora de luz ou cor.

Para dar um acabamento mais refinado, aplique um filtro de desfoque, usando menu Filtro>Desfoque>Desfoque Gaussiano de 2 a 5 pixels de intensidade, ou conforme você achar adequado.


Para colorir o restante da imagem, clique na camada da imagem PB e selecione, separadamente, os cabelos, o fundo, os olhos e aplique a mesma técnica usada no rosto. Porém, não esqueça de definir uma nova cor padrão para cada parte.

Você tem alguma dúvida ou pergunta sobre o Photoshop? Faça um comentário, explique sua dúvida e logo que puder eu respondo.

Reações:

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Siga-nos

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail