terça-feira, 19 de abril de 2016

Modelo de Currículo

Informações pessoais objetivas combinadas com uma carta de apresentação específica para a empresa fazem a diferença na hora da conquista daquele emprego legal numa época de crise. Veja neste modelo o que você deve – e não deve – incluir num currículo.

Todos os dados desse exemplo são fictícios e foram criados apenas para essa postagem.

ANA MARIA CAVALCANTI E SILVA
Solteira, brasileira, 29 anos
Rua Duque de Caxias, 1234 – Bairro Jardins – CEP 90000-045 – Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 0000-0000
Celular: (51) 0000-0000
E-mail:
ana_mcs@coldmail.com.br

Nome Completo
Identifique-se com nome completo, sem abreviações, nacionalidade, idade, estado civil e endereço. Seja encontrável, fornecendo telefone residencial, celular e e-mail

OBJETIVO PROFISSIONALAtuar na área de informática, manutenção de redes ou computação gráfica

No objetivo profissional diga o que você quer, o que você pretende fazer e em que área gostaria de trabalhar na empresa. Não indique o cargo para não ficar limitado àquela função.

QUALIFICAÇÕES
Experiência em softwares específicos para área gráfica, como Photoshop, Corel Draw e Illustrator
Fluência no inglês


Nas qualificações escreva o que tens a oferecer, resuma em poucas linhas o que você sabe fazer e como pode agregar crescimento ou contribuir para aquela empresa. Priorize o que é moderno e demandado no mercado. Se o recrutador gostar do seu resumo, certamente continuará lendo seu resumo até o final.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
2002-2007 – X-Brasil - Agência de Publicidade e Propaganda
Cargo – Desenhista / Arte finalista
Atuei no desenvolvimento de campanhas publicitárias, criação de identificação e comunicação visual, web sites, desenvolvimento e implantação de intranet e extranet.

1997-2002 – Natural – Indústria Gráfica
Cargo: Desenhista/Projetista
Coordenei a atualização do setor de artes gráficas, implantação de sistemas gráficos e pré-impressão.

1993-1997 – Banco Americano
Cargo: Administrador de Rede Júnior
Colaborei no projeto de implantação da intranet e gerenciamento de e-mail.


Experiência: Eis o campo predileto dos selecionadores. Resuma seu histórico profissional alinhando as empresas nas quais trabalhou da recente para as mais antigas, o período em que passou em cada uma, seu cargo e uma breve descrição de suas funções.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
1996/2001 – Graduação em Ciência da Computação na Universidade Estadual de Rio Doce
2006 – Atualização dos cursos de Photoshop e Illustrator
2005 – Curso de JAVA e XML
2004 – Curso de Web Design
2000 – Cursos de Adobe Photoshop, Page Maker, Illustrator e Corel Draw

Em Formação, liste os cursos de Graduação e especialização, começando pelo mais recente. Coloque apenas a palavra "Cursando" no que ainda não terminou.

HABILIDADES ESPECÍFICAS
Fluente em Inglês
Experiência em sistemas operacionais Windows NT/2000,7, Unix, Linux, Java, Delphi e Redes de voz sobre IP.


O que é legal:
Seja breve, limite o volume de informações no seu currículo no máximo em duas páginas. Na peneira do RH, fica quem consegue expor de forma direta e objetiva o que é capaz de fazer.
Venda seu peixe sem enrolar. Faça uma carta de apresentação breve específica, contando como soube da vaga, se for indicado.
O correio eletrônico é um ótimo veículo para levar suas informações, até porque dependendo do software, dá pra saber quando sua mensagem foi lida. Mas mande o currículo aberto – por causa dos vírus, muitas empresas não deixam passar arquivos anexados. Na linha “Assunto” escreva currículo.
Como estão suas página nas redes sociais?
Muitas empresas procuram nas páginas do Facebook, LinkedIn e outras redes sociais o perfil do candidato, então cuidado com as fotos e textos em sites de relacionamentos. NUNCA escreva no terrível “miguxês”, com muita gíria e abreviações exageradas, evite dissimilar assuntos polêmicos e controversos, como a incitação à violência e fanatismos porque é ponto contra na certa. Procure escrever corretamente e no momento da entrevista estar vestido de acordo com o perfil da empresa.

O que não é legal:

Salário: falar de dinheiro na primeira abordagem é bastante deselegante. Mencione suas pretensões salariais apenas se o empregador exigir.

Falar mal do emprego anterior: Se você foi demitido do emprego anterior, apenas ressalte a sua saída, mas de forma ética e profissional, mesmo que você tenha muitos motivos para não gostar da forma como aconteceu a demissão. Se você falar mal de seu antigo chefe, causa uma má impressão já na primeira entrevista.

Mentira: Dizer que faz o que não sabe ou que tem experiência que não possui só para arrumar a vaga é uma imensa bobagem. O mentiroso perde o emprego mais rápido do que ganha.

Documentos: Números de RG, CPF, carteira profissional, título de eleitor e habilitação de motorista não dizem nada sobre você e só serão necessários na hora da contratação. Elimine-os do currículo.

Enfeites:Papel de carta, imagens e fotos só atrapalham. Utilize um processador de textos normal, escolha uma fonte de boa leitura em corpo 12 (Arial ou Verdana, por exemplo) evite as maiúsculas desnecessárias e use negrito (bold) apenas nos tópicos.
Reações:

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Siga-nos

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail