sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Como se escreve certo?

Daqui a 50 km ou daqui há 50 km? Daqui há 5 anos ou daqui a 5 anos?
Na hora de fazer a arte de um folheto aparecem as dúvidas quanto a algumas expressões e grafias corretas de termos e palavras do idioma Português e pra não fazer feio, pesquisasmos a grafia ou a forma correta na internet. A página do professor Paulo Hernandez traz uma explicação muito clara sobre essa dúvida acima. Veja a explicação no site:
"Freqüentemente, confunde-se "a" com "há", mas não há razão para isso - embora sejam homônimas (têm a mesma pronúncia) -, pois são palavras com uso bem distinto.

Neste contexto, "a" é preposição e indica distância a percorrer a contar de determinado ponto. Portanto, o cabível é "Daqui a 50 km", que equivale a "cinqüenta quilômetros a contar daqui". Outro exemplo: "Daqui a 10 km, você encontrará um posto de gasolina".

Quando se quer expressar noção de tempo futuro, recorre-se novamente à preposição "a". Assim, "Daqui a cinco anos, Vanessa estará uma bela moça", "Como estará São Paulo daqui a 100 anos?" e "Estávamos a 15 minutos do começo da sessão quando o presidente anunciou seu cancelamento". (Neste caso, "a" indica tempo futuro a partir de certo momento ocorrido no passado.)

"Há" é flexão do verbo haver e usa-se para expressar noção de tempo passado. Assim, dizemos: "Há dois anos que moro aqui" ou "Saíram de Goiânia há 23 anos". Nestes casos, "há" pode ser substituída por "faz": "Faz dois anos que moro aqui" e "Saíram de Goiânia faz 23 anos".

"Há" também é usada para indicar distância percorrida: "A entrada para Caldas Novas ficou há 20 km".

Em resumo
· Há - Tempo passado e distância percorrida: "Há 30 anos = Faz 30 anos" e "Há 30 km".
· A - Tempo futuro e distância a percorrer: "Daqui a 30 anos" e "Daqui a 30 km". "

Quem quiser ver mais dicas legais acessa o site do professor Paulo Hernandez aqui.
Reações:

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Siga-nos

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail