terça-feira, 6 de agosto de 2013

Como criar tabelas no Word

 Uma das melhores maneiras de apresentar informações ordenadas é usando uma tabela. Uma tabela pode ser uma simples lista ou uma complexa disposição de linhas e colunas de dados.  Numa tabela você organiza os itens por colunas e linhas sem precisar calcular tabulações. E pode-se ainda, incluir bordas e linhas em suas tabelas para torná-las mais atraentes. O Word oferece dois caminhos básicos para inserir uma tabela em documento. O primeiro caminho pode ser através da Guia Inserir, Tabela escolhendo como mouse o número de linhas e colunas.

No momento em que o botão do mouse for solto, surge na tela, uma tabela de acordo com as especificações selecionadas. A tabela é inserida com as medidas padrões do Word.  A segunda opção é clicar no menu Inserir Tabela do botão Tabela na Guia Inserir.

Na caixa de diálogo que surge você informa o número de linhas e número de colunas desejadas e depois clique OK. O Word insere uma nova tabela na posição do cursor, com o número de linhas e colunas solicitadas.


Veja exemplo abaixo:

            célula










Chegando nesse ponto, é necessário que você se familiarize com alguns conceitos básicos a respeito das tabelas.

Célula: É o ponto de encontro entre uma linha e uma coluna na tabela
Linhas de Grade: São linhas finas que delineiam as células na tabela
Linha: É um conjunto de células no sentido horizontal da tabela
Coluna: É um conjunto de células no sentido vertical da tabela.

Após criar a tabela, você desejará preenchê-la com texto. Para digitar texto em uma célula, posicione o cursor dentro da célula e digite o texto. Para mover-se para a próxima célula, pressione a tecla TAB e para retornar a célula anterior pressione simultaneamente as teclas SHIFT+TAB.

. Para mudar as propriedades da tabela como a altura da linha, configurações, será necessário selecionar a tabela. Veja a seguir os procedimentos para selecionar uma tabela.
- Para selecionar uma linha: Posicione o cursor na frente da linha, fora da tabela e clique uma vez. A linha toda será selecionada.

- Para selecionar uma coluna inteira: Posicione o cursor sobre a coluna a ser selecionada, fora da tabela e dê um clique com o mouse.

Essa formatação poderá ser feita mesmo se a tabela já estiver completa, com os dados digitados. Eles serão redistribuídos nas células automaticamente.

Para redimensionar uma tabela 

Posicione o ponteiro na tabela até que a alça de redimensionamento da mesma apareça no canto inferior direito da tabela.
-          Posicione o ponteiro na alça de redimensionamento da tabela até que apareça uma seta de duas pontas.
-     Arraste o limite da tabela até que ela atinja o tamanho desejado.

Redimensionar a largura da coluna

- Posicione o ponteiro no limite da coluna que você deseja mover até que ele se transforme em uma marca com duas setas apontando em sentidos opostos e arraste o limite até que a coluna atinja a largura desejada.

Para alterar a largura de uma coluna para uma medida específica, selecione uma coluna...


E na Guia Layout, digite um novo valor para a largura da coluna. 



Para fazer com que as colunas de uma tabela se ajustem automaticamente ao conteúdo, clique na tabela, na Guia Layout, AutoAjuste e clique em AutoAjuste ao conteúdo.

Para exibir as medidas de largura da coluna, clique em uma célula e mantenha pressionada a tecla ALT enquanto arrasta os marcadores na régua.

Redimensionar altura da linha

 Posicione o ponteiro no limite da linha que você deseja mover até que ele se transforme em uma marca com duas setas apontando em sentidos opostos e arraste o limite até que a linha atinja a altura desejada.

Para alterar a altura de uma linha para uma medida específica, clique em uma célula da linha...

E na Guia Layout, digite um novo valor para a altura da linha. 

Para exibir as medidas de altura da linha, clique em uma célula e mantenha pressionada a tecla ALT enquanto arrasta os marcadores na régua vertical.

Distribuir linhas e colunas uniformemente

Selecione as colunas ou linhas que você deseja que tenham o mesmo tamanho. Na Guia Layout, clique em AutoAjuste  e em Largura Fixa de Coluna.
 

 Excluir uma tabela ou limpar seu conteúdo

Você pode excluir uma tabela inteira. Você também pode limpar o conteúdo das células sem excluí-las.

Excluir uma tabela e seu conteúdo
- Clique na tabela e na Guia Layout, clique em Excluir e Excluir Tabela.
 

Para limpar o conteúdo de uma tabela

- Selecione os itens que você deseja limpar e pressione a tecla DELETE. Somente os dados contidos nas células são removidos. A estrutura da tabela permanece inalterada.

Dividir uma tabela
Para dividir uma tabela em duas, clique na linha que você deseja que seja a primeira linha da segunda tabela. No grupo Mesclar, escolha Dividir Tabela.

A tabela será dividida acima da linha selecionada ou ativa.



Adicionar uma célula, linha ou coluna a uma tabela

- Selecione o mesmo número de células, linhas ou colunas que o número de linhas ou colunas que você deseja inserir.  – Na Guia Layout, escolha o grupo Linhas e Colunas e clique em uma opção.


Você pode também usar a ferramenta Desenhar tabela para desenhar a linha ou coluna onde desejar. Para adicionar rapidamente uma linha ao final de uma tabela, clique na última célula da última linha e pressione a tecla TAB.  Para adicionar uma coluna em uma tabela, clique em uma coluna e Grupo Linhas e Colunas, escolha uma das opções.

 
Quando o cursor está posicionado dentro da tabela, pode-se inserir linhas acima da célula ativa, abaixo, inserir colunas á esquerda ou à direita. 

Sempre lembrando que o ponto de referência é a célula ativa ou selecionada.


Mesclando células da tabela
Você pode combinar duas ou mais células na mesma linha ou coluna em uma única célula. Por exemplo, você pode mesclar várias células horizontalmente para criar um título de tabela que ocupe várias colunas.
- Selecione as células que você deseja mesclar.

 
- Na Guia Layout, clique em Mesclar células.

O resultado será esse. Veja que a linha superior é uma célula inteira.
 

Dividindo células da tabela
- Clique e selecione várias células que você deseja dividir.

- Na Guia Layout, clique em Dividir Células.

O resultado será esse. Veja que a coluna à esquerda foi dividida em duas.

 A digitação poderá ser iniciada e o texto poderá ser formatado no momento oportuno.

Cálculos em uma tabela
O Word, apesar de ser um processador de textos, permite realizar alguns cálculos básicos dentro de uma tabela. No exemplo abaixo vamos realizar um cálculo a fim de conferir se os resultados da operação estão realmente certos.


Na Linha “Total” foi obtido o valor exato indicando que, nessa compra foi gasto esse o total. Esse cálculo foi realizado utilizando uma fórmula. Para realizar os cálculos através de valores e fórmulas, temos que considerar algumas regras de tabelas e planilhas. Por exemplo, cada coluna o Word identifica por uma letra, assim sendo, a primeira coluna vertical é a coluna “A” a segunda coluna vertical é reconhecida como coluna “B” e assim por diante. Também cada linha tem uma identificação própria, sendo que, cada linha equivale a um número. Por exemplo, a primeira linha da tabela é a número um,a segunda é a linha número dois e assim por diante. Nesse diagrama teremos uma localização espacial por coordenadas tridimensionais. Basta localizar a coluna e a linha e teremos um endereço, aqui chamado de célula.

Para realizar um cálculo usando uma fórmula, teremos que localizar os valores e identificar sua célula correspondente. Vamos repetir a planilha lá de cima.

Posicione o cursor na célula que deve conter o resultado da operação, no caso abaixo clique no endereço D9;
b) Clique na Guia Layout e escolha a opção “Fórmula” na primeira caixa de texto deverá ser digitada a fórmula para que cálculo seja realizado.


Como padrão aparece a opção já preenchida como “=sum(above)” que significa algo como “some os valores acima”. 


 Para ter certeza que o cálculo será realizado sem erros, vamos apagar essa e digitaremos outra fórmula:
Veja essa fórmula: =sum(D2:D9)

Uma fórmula sempre inicia com sinal de igualdade (=). Logo após, o comando “sum” que realizará a soma. Entre parênteses digitamos o endereço inicial da soma que é D2. Os dois pontos que separam os endereços indicam que todos os valores entre esse intervalo deverão constar no cálculo. Digitamos também o endereço final da soma que é D9. Os parênteses servem para isolar os endereços do restante da fórmula.
Após digitada a fórmula completa, clique no botão OK para que o resultado seja exibido na célula onde está posicionado o cursor.

Fique ligado(a): Numa próxima postagem saiba como classificar dados dentro da tabela, como ordenar texto em ordem alfabética e valores em ordem crescente ou decrescente.. 

Se você gostou ou não, tem sugestões, correções ou ideias diferentes, deixe seu comentário
Reações:

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Siga-nos

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail