terça-feira, 24 de abril de 2018

Treinamento em Excel - Aula 01

O Microsoft Office Excel é certamente o programa voltado á planilhas eletrônicas mais usado no mundo e com uma certa frequência pessoas afirmam que nunca conseguiram aprender Excel. Então a partir de hoje, uma vez por semana publicaremos uma aula de um treinamento em Excel, para você aprender do básico ao avançado.

Quer nos acompanhar nessa jornada?



Nessas postagens tudo sobre a funcionalidade do Excel, seus comandos e atalhos, como fazer fórmulas no Excel, como resolver problemas, como fazer cálculos avançados e muito mais..

Então escreva um comentário dizendo que quer todas as aulas de Excel inicial! Vamos começar do básico, leia com atenção e qualquer dúvida, escreva um comentário que eu respondo.

Vamos lá? Pronto(a) pra aprender Excel?


MICROSOFT EXCEL

Os programas aplicativos para automatização de processos de cálculo são conhecidos como planilhas eletrônicas, surgiram no final da década de 70 para micros pessoais. Hoje existem centenas, talvez milhares, de programas que pertencem a essa classe – o Microsoft Office Excel 2010 é um deles. O Excel foi criado para prover o usuário de recursos gráficos, o que nem sempre foi um ponto forte nas planilhas convencionais.

INICIANDO O MICROSOFT EXCEL

Clique no botão Iniciar da barra de tarefas do Windows e aponte para o grupo Todos os Programas e selecione Microsoft Office e Microsoft Office Excel 2010.


Ou na lista do Iniciar do Windows 10...



A tela do Excel é composta por vários elementos gráficos como ícones, menus e alguns elementos que são comuns ao ambiente Microsoft Windows, com o qual você já deve estar familiarizado.

Antes de iniciarmos propriamente o trabalho com cálculos, é necessário que se conheça e identifique a função dos elementos que compõem a tela do aplicativo. A tela do Excel parece ser meio confusa e difícil de entender para quem não está habituado, mas é muito fácil e intuitiva.


No topo temos a barra de Ferramentas de Acesso Rápido onde você poderá colocar seus ícones preferidos e/ou mais usados no trabalho. Logo abaixo tem a Faixa de Opções que substituíram os menus do programa e cada Guia da Faixa de Opções tem um grupo de comandos relacionados. Veja: A Guia Página Inicial tem todos os comandos mais usados para fazer formatações rápidas, para Copiar e Colar, para Alinhamento de textos, estilos de textos ( Negrito, itálico e Sublinhado) e tudo mais que é frequentemente usado em planilhas durante nosso trabalho, então os principais recursos, estão aí.

Continuando na área de trabalho, temos a Barra de Fórmulas (onde tem o C4 numa caixa de texto) e mais abaixo as letras que identificam as colunas e na esquerda, os números na vertical que identificam as linhas. A interseção de uma coluna e de uma linha, formam essas "caixinhas" menores que chamamos de células. Dentro das células digitaremos o texto, os números e as fórmulas. Cada célula é identificada por uma combinação de Letra+Número para saber sua localização na planilha, isso se chama endereço. O cruzamento da coluna C e da linha 4, forma o endereço C4. Assim nós poderemos nos referenciar a uma célula digitando seu endereço na fórmula.


E quantas linhas tem uma planilha? Aqui na imagem aparace até o 12 porque foi cortada pra não ficar muito pequena na tela. Quer fazer um teste? pressione CTRL e a seta para baixo no teclado para ir até o final da planilha.... E para voltar CTRL e Seta para cima.

Na parte inferior da tela do Excel, aparecem as guias das planilhas, inicialmente o Excel começa com uma planilha ( na versão 2013) e com três ( na versão 2010) mas você pode adicionar mais planilhas a medida que for necessário. Para renomear uma planilha, basta clicar duas vezes no nome dela nessa guia.



INICIANDO UMA PLANILHA

Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador exibe a área de trabalho do Excel dividida em linhas e colunas, formando uma grade, como vimos acima.




A possibilidade de usar fórmulas é o que diferencia um programa de planilha de uma calculadora. Quando colocamos uma fórmula em uma célula, dizemos que o conteúdo dessa célula deve ser calculado em função dos valores contidos em outras células.




ABRINDO UMA PLANILHA
Para se abrir uma pasta, é indispensável que ela tenha sido salva, ou seja, armazenada em algum disco, seja fixo como um HD Interno ou removível, como um um pendrive, HD externo ou cartão de memória. Para abrir uma pasta, efetue o seguinte comando: Clique na guia Página Inicial e escolha Abrir.

Clique no nome do arquivo e após clique em Abrir.



Durante uma sessão de trabalho com o Excel, cada pasta aberta ocupa uma nova janela de documento. Não abra muitas pastas ao mesmo tempo, se você for trabalhar isoladamente com cada uma delas. A abertura descontrolada de pastas pode ocupar todo o espaço disponível na memória do computador, impedindo o bom desenvolvimento de um trabalho.


MODOS DE EXIBIÇÃO DA PLANILHA
O modo de exibição de uma planilha do Excel pode ser modificado de várias maneiras, algumas delas são: Ampliando ou reduzindo a exibição de sua planilha (por exemplo, podemos selecionar a parte da planilha a ser ampliada e, clicar no botão zoom e escolher o item Ajustar seleção);

Exibindo tela inteira (permite que vários elementos da tela fiquem ocultos, liberando, assim, mais espaço para a edição);

Clique na Guia Exibição e escolha entre as opções na barra.





SALVANDO A PLANILHA

Quando você salva uma pasta pela primeira vez, o Excel exibe a caixa de diálogo Salvar Como, que permite digitar um nome para a pasta e especificar onde o arquivo será salvo.

Clique no botão Arquivo do Microsoft Office Excel 2010 ou outra versão e em seguida escolha Salvar Como.


A gravação de uma planilha sobre outra ou simples geração de uma atualização da planilha faz com que o modelo anterior seja “perdido” por sobreposição (isto é: a gravação é feita “por cima”). Para salvar você pode usar a barra de ferramentas, clicando no botão Salvar.


Você pode também pressionar as teclas de atalho CTRL+B ou ainda pressionar a tecla F12 para abrir a janela de Salvar Como...



Observe que o nome padrão para a pasta de trabalho é Pasta1. É o nome genérico que o Excel sugere para todas as pastas. Digite o novo nome do arquivo e depois clique no botão Salvar.


FECHANDO A PLANILHA

Para fechar uma pasta do Excel, liberando espaço na memória para continuar o trabalho com outras pastas, selecione o seguinte comando: Clique no botão Arquivo do Microsoft Office depois em Sair.


Se a pasta que estiver sendo fechada tiver sido modificada e não gravada em disco, o programa questiona se você deseja gravar, desprezar (não gravar), ou cancelar o comando de fechar a planilha.


Clique no botão que lhe convém no momento.

Por hoje é só. Continuem acessando no Blog dos Cursos Qualità para ver e estudar os próximos passos desse incrível programa de planilhas. Na próxima semana, mais uma aula de Excel.. Não percam!

Reações:

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Siga-nos

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail