terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Manipulando fotos com Photoshop

Aos alunos da Qualità e aos leitores que acessam o blog da Qualità e se interessam por manipulação de imagens, aqui tem umas dicas valiosas...

Muitas vezes vamos a uma festa munidos com nossa câmera e no momentos das fotos surge o famoso "bicudo" ou papagaio de pirata, aquela figura que sempre aparece de surpresa, naquela fração de segundo que o fotógrafo aperta o disparador.

Em outros casos vamos fotografar um certo lugar, ponto turístico ou piscina do hotel para guardar de lembrança e não podemos pedir para que as pessoas saiam do local....

Nesses casos, só existe um remédio: eliminar as pessoas, retocando a foto. A eliminação é uma clonagem ou duplicação de outras áreas da fotografia.

O Photoshop possui duas ferramentas para executar essa tarefa: o Carimbo e a ferramenta Recuperação do Pincel (o famoso band-aid). Esta última só existe a partir da versão 7. Antes, tudo era feito pelo Carimbo. A escolha por uma ou outra ferramenta depende, em primeiro lugar de clonagem ou recuperação da adaptação do usuário e, por fim, da produtividade. Cada caso é um caso. Na maior parte das ocasiões se usam as duas combinadas.
Nesta foto abaixo, vamos eliminar as pessoas ao fundo
Veja a figura acima. Nela, a paisagem está em primeiro plano e na água aparecem dois casais. Precisamos eliminá-los. Nesse caso, vamos usar a ferramenta Carimbo.

Selecione a ferramenta e observe a barra de propriedades: Em primeiro lugar aparece o ícone da ferramenta selecionada, depois a opção de escolher o tamanho do carimbo. Em Modo você pode escolher o estilo do carimbo, se os pixels copiados irão ficar mais claros, dissolvidos com a “tinta” da foto e outras opções. Na opção Opacidade, temos a opção de escolher a transparência da cobertura nova.

Em Fluxo qual é a intensidade de tinta que irá sobrepor a fotografia. A opção Alinhado deixa o ponto selecionado fixo na imagem, quando for usado o conta-gotas para capturar uma cor e Utilizar todas as Camadas permite fazer as alterações em todas as camadas simultaneamente.
Agora que já conhecemos as propriedades da ferramenta, let's work! Mova o cursor para a área a ser clonada (uma área boa da foto) no nosso exemplo a água ao lado das pessoas, pressione a tecla Alt e simultaneamente, dê um clique no botão do mouse. Assim, acabamos de definir a área a ser duplicada. Agora clone essa área por cima do casal, pressionando o botão do mouse e clicando na imagem. Ao longo dessa tarefa, pode ser necessário definir novos pontos de clonagem (Alt + clique em outro lugar da imagem).
Note que o carimbo deixa algumas áreas com aspecto de borrado. Se acontecer isso, use a ferramenta Recuperação do Pincel. A técnica é a mesma. Defina uma área boa da foto com Alt + clique e depois faça clonagem.

A vantagem da ferramenta Recuperação do Pincel é que ela preserva também a textura, iluminação e sombreamento, enquanto o Carimbo simplesmente duplica. Nesse exemplo usamos vários tamanhos de pincéis para facilitar a reprodução de algumas áreas.

Próximo à sombra das pessoas na água usamos pincéis pequenos. Já para clonar água, usamos pincéis grandes. Varie conforme o nível de detalhes e grau de dificuldade. Use a barra de opções para definir as propriedades de cada ferramenta como diâmetro, dureza e espaçamento.

Compare o resultado final entre as duas figuras.
Foto original ampliada com as pessoas.
A mesma foto ampliada depois da edição, sem as pessoas.
Para aumentar o tamanho do pincel durante a operação, use a barra de ferramentas e clique no número que indica o diâmetro do pincel.
Você pode também clicar com o botão direito em qualquer lugar da imagem trabalhada para abrir o mesmo menu flutuante:


Dica Legal:
Pressione as teclas com colchetes “[ “ para aumentar o tamanho do pincel e as teclas com colchetes “] “ para diminuir o tamanho do pincel. Lembre-se que a tecla CAPS LOCK alterna entre os formatos de pincel.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Siga-nos

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail